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08 dicas sobre como aumentar as vendas

08 dicas sobre como aumentar as vendas

Aumentar as vendas é uma frase que soa como música para os ouvidos do vendedor e para uma empresa. Mais vendas para o dono do negócio significa aumento nos lucros. E para o empregado — especialmente o comissionado — é maior remuneração incluindo a possibilidade de ser promovido.

Porém, nem sempre é possível vender bem todos os meses. Alguns fatores como crise financeira e a alta da concorrência — dentro e fora da empresa — podem impactar os resultados.

No entanto, existem algumas formas simples de vencer os obstáculos e vender mais. Veja, a seguir, 08 dicas sobre como aumentar as vendas!

  1. Tenha o conhecimento do produto

Para vender mais, você precisa fazer bem o seu trabalho e buscar conhecer todos os produtos ou serviços que a empresa oferece.

Imagine que você trabalhe em uma loja de móveis e um cliente esteja procurando por um armário de cozinha. Então, ele fala para você que quer um armário com 03 portas, mas que tenha gavetas. Digamos que você conheça somente a linha de armários que possuem apenas portas. Entretanto, na loja existe um catálogo de móveis de uma fábrica que produz armários com portas e gavetas.

Você perderia a venda por não ter a competência de conhecer todos os produtos da empresa em que trabalha.

Portanto, quando falamos em conhecer todos os produtos e serviços, significa esmiuçar o que tem disponível. Além disso, conheça também todos os detalhes de tudo o que vende para não perder uma venda.

  1. Elabore um ciclo de vendas

O ciclo de vendas é uma ferramenta que envolve algumas etapas a serem seguidas, tais como:

  • Prospecção do cliente;
  • Primeiro contato;
  • Pós-vendas.

A depender do produto ou serviço que a empresa vende pode haver outras etapas dentro do processo de vendas. Mas, o que interessa dizer aqui, é que seu objetivo seja o de obter sucesso nas vendas e promover melhor contato com seus clientes.

É um tipo de processo importante para aumentar suas vendas. Mesmo que a empresa onde trabalha seja organizada e tenha processos bem definidos, você pode elaborar um ciclo de vendas mais personalizado.

No caso de sua organização ou você tenham um então, é de suma importância que você defina o seu ciclo de vendas o mais rápido possível.

  1. Seja simpático SEMPRE

Se você é um vendedor experiente, provavelmente já percebeu que a simpatia pode fazer a diferença para conquistar mais clientes.

Sim, a gente já sabe que cada pessoa tem uma personalidade! E, além disso, não é sempre que você acorda de bom humor.

Mas, como profissional de vendas aprenda a ser sempre simpático com seus clientes. Mesmo que o mundo esteja desmoronando na sua vida ou dentro de você, receba ou aborde seus clientes com um sorriso, cumprimente-os com um “Olá! Bom dia (tarde/noite), tudo bem?”.

  1. Sonde o cliente com perguntas abertas

Perguntas abertas são aquelas que dão espaço para que o cliente lhe responda com maior riqueza de informações. Já as fechadas, só permitem respostas objetivas e podem ser respondidas com “sim”, “não” ou “talvez”. Ao fazer perguntas que podem ser respondidas com maiores detalhes, você abre possibilidades para um diálogo.

Isso dará a chance de encontrar o produto ou serviço ideal para seus clientes e assim, fechar mais vendas.

  1. Pense na solução como um verbo

O que as pessoas buscam comprar não são produtos ou serviços, eles querem os benefícios ou soluções que aquilo pode eventualmente trazer. Digamos que você seja um corretor de imóveis (que é um substantivo).

Para mostrar as vantagens do que vende fale do seu produto com o verbo “morar”, como por exemplo: “ter onde morar”, “morar bem”, “morar perto de” etc.

Quando o cliente pensa no que você vende como um verbo e não como um substantivo, ele consegue ver mais benefícios na compra.

  1. Venda soluções

Agora que você pensa na sua solução como um verbo é hora de vendê-la ao cliente! Mostre a ele como você pode solucionar os problemas dele.

Ainda supondo que você seja um corretor de imóveis, o que você tem para seu cliente não é uma casa, mas uma solução para nunca mais pagar aluguel. Ou uma saída para ter uma aposentadoria no futuro por meio de investimento em renda fixa.

Independentemente do que você vende, faça com que o cliente consiga entender de que forma aquilo pode ser útil na vida dele.

  1. Mire nas oportunidades certas e descarte as falsas

Quanto mais oportunidades você tiver, mais chance terá de fechar uma venda, certo? Errado! Se você investir em oportunidades erradas perderá tempo e saliva.

Muito se fala sobre “lábia de vendedor”, mas as pessoas se esquecem de que existem muitos clientes por aí que adoram dar falsas esperanças. É aquele tipo de cliente que sempre diz que vai comprar, mas nunca fecha negócio. Enrolam o vendedor porque não tem a coragem de dizer não.

Faça um favor a eles e a si mesmo: elimine-os da sua agenda e não perca mais tempo! Foque apenas nos verdadeiros clientes em potencial.

  1. Faça contato posterior para aumentar as vendas

Sempre entre em contato com seus clientes após fechar os negócios, mesmo que a empresa onde trabalha tenha serviço de pós-vendas. No contato, procure saber se o cliente foi bem atendido, o que achou da qualidade, se precisará novamente do produto ou serviço, etc.

Essa é uma maneira de mostrar ao cliente que ele é importante e que você se preocupa com a satisfação dele. Além disso, pode lhe render indicações para outras vendas.

Como você percebeu, aumentar as vendas pode ser uma questão de conhecer o que está vendendo, melhorar forma de abordar os clientes e se organizar de forma mais estratégica. Pode estar acontecendo de que você precise ser um vendedor mais convincente.

Quer aprender algumas técnicas de vendas para isso? Então, leia nosso post Técnicas de vendas: como ser um vendedor convincente.

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