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Avaliação de desempenho: como programar sua empresa nos dias atuais?

Avaliação de desempenho: como programar sua empresa nos dias atuais?

A avaliação de desempenho é há muito tempo uma importante ferramenta utilizada por gestores. Ela pode alinhar uma empresa inteira em torno de uma missão e de metas centrais e é um diferencial muito importante no atual mundo dos negócios este constante flutuação.

Falando da atualidade, as novas tecnologias também vêm mudando a forma como os gestores trabalham suas equipes. Isso possibilita que o processo para avaliar a desempenho de funcionários seja implantado com diferentes metodologias — desde abordagens tradicionais, até o uso de dinâmicas de jogos que engajem pessoas.

Você pode pensar que implantar um processo para avaliar o desempenho dos colaboradores em sua organização signifique que ela seja ineficiente ou mal sucedida. Muito pelo contrário! É uma forma de intervir constantemente para que ela continue no caminho do desenvolvimento.

Por isso, neste artigo, falaremos sobre a importância do processo de avaliação de desempenho e como pode ser abordada nos tempos atuais. Confira!

Importância da avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho fornece uma estrutura para funcionários e gerentes colaborarem para a melhora e agregando valor a uma organização. Além disso, os resultados do gerenciamento de desempenho podem ser duradouros e quantificáveis, impactando diretamente o resultado final da sua empresa.

É um processo que aperfeiçoa a eficiência, aumenta a satisfação no local de trabalho e evita muitos dos vieses e armadilhas da natureza humana. Além disso, uma boa avaliação de desempenho:

  • Ajuda a dar feedback e motivar os funcionários, para que eles possam crescer profissionalmente;
  • Permite que o gestor estabeleça metas;
  • Ajuda a formular processos de treinamento e reciclagem melhores e mais específicos;
  • Dá aos colaboradores maior clareza dos objetivos da gestão;
  • Possibilita que os gestores entendam as necessidades dos funcionários.

Avaliação de desempenho vs. Gerenciamento de desempenho?

Há 12 anos, o professor da Harvard Business School, James L. Heskett, observou que as avaliações de desempenho “se classificam ao lado do canal dentário na nossa lista de tarefas como gerentes e funcionários”, ou seja, necessário, mas que todos acham chata e evitam ao máximo.

Mas, apesar da frustração quase universal com o processo, a avaliação de desempenho, há muito tempo, é um pilar no mundo dos negócios modernos. Parece que este vestígio do século passado está finalmente no final. No entanto, a avaliação de desempenho tradicional agora é vista sob o microscópio.

E, embora algumas empresas tenham se aproveitado dos trabalhadores no passado, hoje elas estão reconhecendo, cada vez mais, a importância das pessoas para a manutenção de uma marca de sucesso.

Novas estratégias de complemento de avaliação de desempenho

Com toda a tecnologia com que contamos hoje, existem muitas formas diferentes como uma empresa pode implantar um processo de avaliação de desempenho. Dentre as novas tecnologias que podem ser utilizadas — e já realidade em algumas empresas — para avaliar a desempenho de colaboradores, estão:

  • Soluções baseadas em dados;
  • Segmentação de funcionários;
  • Definição de metas;
  • Coaching;
  • Gamificação (de acordo com o site da techtudo “é a prática de aplicar mecânicas de jogos em diversas áreas, como negócios, saúde e vida social”;
  • engajamento personalizado.

Inovação na gestão do desempenho de funcionários

Google, Adobe e Microsoft são exemplos de organizações que se afastaram das análises de desempenho convencionais. Mas não são apenas as empresas de tecnologia da moda que estão mudando a forma de abordagem desse processo.

A GE e a Deloitte, por exemplo, também optaram por aposentar seus processos de avaliação de longa data. No entanto, essas empresas não estão reinventando a roda.

Elas reuniram oceanos de dados sobre seus clientes — seus interesses, suas conexões sociais e os tipos de promoções às quais respondem, por exemplo — e criaram uma arte da experiência personalizada do consumidor.

Hoje, um número crescente de organizações estão percebendo que o mesmo processo baseado em dados pode ser usado internamente, com a mesma eficácia, para maximizar a produção, a produtividade e o engajamento da equipe por meio de práticas inovadoras de treinamento e gestão.

Muitos fatores podem afetar o sucesso da implementação de avaliação de desempenho, mas nenhum é mais poderoso que o conhecimento. Portanto, é importante que os gerentes conheçam práticas diversas e atuais, as quais os ajudem a reformular seus setores. Assim, eles podem otimizar o desempenho dos funcionários e ajudar sua empresa a atingir (ou exceder) seus objetivos organizacionais.

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