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Como a tecnologia pode ajudá-lo a vender mais?

Como a tecnologia pode ajudá-lo a vender mais?

As empresas brasileiras investem cada dia mais em tecnologia para gerir seus negócios. Isto exige dos funcionários — de todos os setores — um melhor preparo para lidar com tais mudanças. Vendedores, por exemplo, antes viam basicamente técnicas em um curso de vendas. Mas, hoje as formações estão cada vez mais adaptadas à realidade tecnológica em que vivemos.

Novas tendências em tecnologia fazem com que o setor de vendas trabalhe de forma mais eficientemente do que nunca. A combinação de ferramentas poderosas — como cloud computing, mídias sociais, etc — converge para transformar o processo de vendas. Mas, também torna a área mais competitiva do que nunca.

Assim, o sucesso e o lucro dos vendedores dependem de quão armados de tecnologia eles estão.

Quer saber como a tecnologia muda a profissão do vendedor e como pode ajudá-lo a vender mais? Confira isso no post de hoje!

Vendedores na era tecnológica

De acordo com uma nova pesquisa do LinkedIn chamada “State of Sales 2016“, 82% dos vendedores de alto desempenho citaram softwares de vendas — como CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) ou ferramentas de vendas sociais — como “críticos” para sua capacidade de fechar negócios.

Assim, se tratando de vendas e do uso da tecnologia, há duas coisas principais que os profissionais do ramo precisam considerar:

  • Quem quer se destacar, precisa estar à frente da maioria no uso da tecnologia para sua vantagem;
  • Precisam entender as pessoas, na verdade, o seu público-alvo e como eles compram usando a Web, quais métodos que eles preferem (visual, texto, PDF, gráficos) e o que precisam saber.

Porém, a onipresença da tecnologia e da informação é uma faca de dois gumes. Por um lado, o grande volume de informações pode tornar as vendas mais difíceis podendo se tornar mais complicado, confuso e esmagador para vendedores e seus prospectos, prejudicando assim, seus esforços de vendas.

Mas, por outro lado, se você souber como controlar e usar sabendo quais são as partes da informação mais relevantes e quais são uma distração, estará em uma posição invejável para vender mais.

Com a tecnologia, os vendedores precisam se tornar mestres artesãos sendo mais capazes de usar as ferramentas que possuem do que seus concorrentes. Isso sempre foi uma verdade, mas agora ela se tornou absoluta.

Agora sim, vamos para os tópicos onde falaremos como a tecnologia pode ajudá-lo a vender mais.

Busca de prospectos de melhor qualidade

Vendedores ineficientes tentam vender para toda e qualquer pessoa. Por outro lado, bons vendedores são específicos. Eles identificam os nomes exatos, posições e conexões relevantes de todos na lista de possíveis clientes.

Com o uso da internet é possível fazer apresentações pessoais às pessoas mais propensas a se tornarem clientes. A função de pesquisa avançada no Linkedin, por exemplo, é uma ótima ferramenta para fazer pesquisas básicas de pré-abordagem.

Dispositivos móveis que facilitam nas vendas

Hoje, praticamente todo vendedor tem acesso a dispositivos móveis — e não apenas a telefones. Podem utilizar iPads, laptops e outros dispositivos, que ajudam na rotina das vendas.

Como exemplo: há softwares de aceleração de vendas que podem enviar perguntas para o dispositivo móvel do vendedor na forma de cenários de vendas reais. Ele pode então enviar sua resposta para seu gestor. Assim, este pode ver o quão bem sua equipe de vendas domina habilidades e conceitos.

Mais rapidez para responder aos questionamentos de clientes

No passado, um vendedor interromperia a negociação para se comunicar com especialistas a fim de solucionar dúvidas de clientes. Mas, interromper uma venda para fazer ligações não é muito benéfico. O cliente se sente ansioso e o profissional passa uma imagem negativa para ele.

O uso da tecnologia móvel permite que os vendedores acessem materiais de referência de onde quer que estejam. Isto permite que a negociação de vendas continue orgânica, sem interrupções.

Mídias sociais que ajudam nas vendas

Hoje as mídias sociais possibilitam que qualquer pessoa crie uma página, além disso, fazer pesquisas sobre clientes em potenciais.

Assim, um bom vendedor que deseja investir pesado na profissão, não confia mais apenas em táticas de compra e venda para atrair clientes em potenciais. Em vez disso, eles consultam os perfis do LinkedIn para saber mais sobre os possíveis  compradores, enquanto se juntam a determinados grupos para encontrar mais prospectos.

Com o uso do Twitter e do Facebook, é possível obter insights em tempo real sobre o que interessa e acompanhar seu histórico de contato com softwares de CRM. Estes últimos são ferramentas que você pode baixar até gratuitamente na internet.

Um melhor gerenciamento de relacionamento com o cliente

As equipes de vendas de hoje devem acompanhar quantidades enormes de leads (clientes em potencial). Ao contrário das táticas de vendas do século passado, quando se visitava pessoalmente as pessoas para fechar os negócios, atualmente existem vários canais para obter prospectos.

Mídias sociais, blogs, publicidade etc., são apenas algumas das maneiras que os clientes em potencial podem ser encontrados. Todas essas informações precisam ser organizadas.

Um software CRM pode manter todos os contatos próximos fornecendo inúmeras maneiras de pesquisar e registrar informações úteis durante o ciclo de vendas. Dessa forma, você evita listas de clientes desatualizadas ou clientes em potenciais perdidos entre papéis desorganizados.

Cursos de vendas com o uso de tecnologia

O vendedor pode aprender a usar a tecnologia a seu favor por conta própria ou se capacitar por meio de cursos. É possível encontrar capacitações presenciais, online, pagas e gratuitas, que ajudam a usar toda a tecnologia disponível para aumentar suas vendas. Dentre essas capacitações existem cursos, tais como:

 

  • Tecnologia em gestão comercial (graduação);

 

    • Vendas internas;
    • Marketing de vendas;
    • Mídias sociais;

 

  • inbound sales;

 

  • Funil de venda, etc.

Assim como o consumidor mudou sua forma de comprar utilizando cada vez mais a  tecnologia, os vendedores também precisam mudar sua forma de vender.

Como você viu, os avanços tecnológicos podem oferecer a você inúmeras possibilidades para vender mais. Além disso, é preciso se capacitar com cursos de vendas que possam te ajude a aprimorar essas habilidades.

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