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Como conseguir a promoção tão desejada

Como conseguir a promoção tão desejada

Promoções não são dadas, elas são trilhadas por você desde o primeiro dia em um novo emprego. Antigamente, bastava ser assíduo e fazer bem o seu trabalho para conseguir uma promoção. Hoje, no entanto, a grande influência da globalização, novas tecnologias, exigências de capacitação profissional e novos moldes de estruturas organizacionais mudaram esse padrão.

Os funcionários dos tempos atuais precisam criar e gerenciar seus próprios planos de carreira — por meio de uma ou várias organizações. Lembre-se de que uma promoção nem sempre é um caminho ascendente. Às vezes, especialmente no ambiente dos negócios de hoje, você pode precisar fazer um movimento lateral para  subir de cargo.

Quer saber como colocar em prática um plano para conseguir sua tão sonhada promoção? Então veja estas 08 estratégias a seguir:

  1. Tenha uma postura do profissional que deseja ser promovido

Se você deseja tanto uma promoção não espere que ela simplesmente caia em suas mãos! Pode acontecer que quando você ver um de seus colegas ser promovido, passará pela sua cabeça: “por que ele foi promovido e eu não?”

Mas o que exatamente você tem feito para merecer mais responsabilidades em seu trabalho? Você realmente é digno disso?

Procure saber o que seu colega fazia de diferente e provavelmente vai encontrar palavras como: assiduidade, pontualidade, comprometimento, engajamento, boa vontade, criatividade… E por aí vai uma lista de adjetivos.

Seja um profissional com uma postura que englobe essas e outras qualidades e então, terá dado o primeiro passo para sua promoção.

  1. Faça um planejamento

Um plano bem definido lhe dará direção e estrutura para conseguir sua promoção. Anote o que você deseja alcançar em um determinado período — digamos seis meses — e decomponha-o em um cronograma semanal. Quer seja um plano a longo ou curto prazo, faça-o detalhado e tente cumpri-lo.

Além disso se preocupe com o planejamento financeiro pessoal e familiar, ele é fundamental para que haja tranquilidade na busca pela sua promoção. Na maioria das vezes o mesmo está relacionado ao aumento de salário, mas controle a ansiedade para não ocorrer gastos exagerados.

Boas intenções sempre lhe darão um bom foco.

  1. Conquiste um mentor

Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard concluiu que a cada cinco pessoas que são promovidas, quatro tiveram um mentor dentro da empresa.

No caso, esse mentor é uma pessoa em um cargo superior, com quem você desenvolve um relacionamento profissional — como se fosse um padrinho. Algumas empresas até já possuem esse tipo de programa funcionando de maneira formal.

Mas, se a organização onde trabalha não possuir tal processo, você mesmo pode tentar conseguir alguém para ser seu mentor.

Aproveite essa relação profissional para aprender e mostrar sua competência. Assim, seu líder poderá espalhar sua boa fama para pessoas em cargos ainda mais altos do que o dele.

  1. Aumente seu desempenho e colabore com seus colegas

Procure completar suas tarefas e perguntar o que mais você poderia fazer além do que já foi feito; se há alguém na equipe precisando de ajuda ou até mesmo em outro departamento. Você deve colaborar com seus colegas e nunca pisar em ninguém na subida da escada. Assim, é possível aumentar o desempenho de todos ao seu redor.

Isso aumentará seu prestígio e popularidade dentro da empresa.

  1. Obtenha uma capacitação profissional

Como você já deve ter ouvido falar muito por aí que os profissionais de hoje precisam de habilidades técnicas para se diferenciar no mercado de trabalho. Ou seja, a capacitação profissional pode ser essencial para se conseguir um emprego.

Para provar que não é mentira: um estudo, feito em 2015 — através dos dados de 11 relevantes agências de emprego — conseguiu demonstrar que, quanto maior o nível de qualificação profissional, mais aumenta a possibilidade de conseguir uma vaga de emprego.

Além disso, ao pedir uma promoção, você será questionado sobre os motivos pelos quais merece subir de cargo. Um de seus argumentos é dizer que tem investido em conhecimento para melhorar sua carreira.

  1. Documente seus resultados

Pode ser que o local onde você trabalhe tenha seus resultados já documentados. Muitas vezes, supervisores e outros líderes dão feedbacks e mostram planilhas já com os dados de seu desempenho. Se for esse o seu caso, sempre peça ao seu superior para te passar tais dados.

Se não for possível e se você possuir habilidades com planilhas e gráficos, monte por sua própria conta um relatório com o histórico de seus resultados.

Além de mostrar que é habilidoso, organizado e inteligente, com essa ação você poderá provar que é digno de um cargo acima do seu. Dados são incontestáveis e serve como mais um argumento ao se pedir uma promoção.

  1. Promova suas habilidades e conquistas

Desde pequenos, aprendemos que é feio nos gabar e que o certo é sermos modestos. Isso até é válido em algumas ocasiões, mas não quando se quer uma promoção!

Ao abordar seu chefe e pedir para ascendê-lo em outro cargo, você precisará se autopromover. Então, terá que “vender seu peixe” sem nenhuma modéstia. É com uma conversa de pura autopromoção que você mostrará seus resultados documentados do tópico anterior.

Ah! E não se esqueça de falar de suas habilidades adquiridas na capacitação profissional que fez.

  1. Foque no presente e vislumbre o futuro

O mais importante para conseguir uma promoção é focar o suficiente no trabalho para o qual foi contratado. Antes de seguir para o próximo passo, faça tudo com muita competência no seu cargo atual, assim, terá sucesso e se destacará nessa posição. Tenha certeza de que a competência, capacitação profissional e bons resultados, te levarão ao cargo tão desejado.

Quer saber como a capacitação profissional muda um currículo? Então leia nosso outro post clicando aqui!

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