You are currently viewing Liderança corporativa: 09 passos para se tornar um bom líder

Liderança corporativa: 09 passos para se tornar um bom líder

https://ciemg.wpengine.com/como-o-rh-pode-participar-das-decisoes-estrategicas-de-uma-empresa/É possível reconhecer facilmente um líder eficaz sendo alguém, que emite uma energia contagiante fazendo as pessoas gostarem dele instantaneamente e se sentirem confortáveis em sua presença. Uma boa liderança corporativa consegue ter grande impacto sobre aqueles que lideram. É o tipo de pessoa capaz de comandar uma revolução, caso necessário.

A qualidade de um líder empresarial juntamente com a forma de como ele se comporta, impacta positivamente o clima e os resultados corporativos. Isso, segundo uma pesquisa feita por um aluno de doutorado do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, em Portugal.

Quer melhorar sua liderança corporativa e os resultados de sua equipe? Então veja a seguir 09 passos para se tornar um líder melhor!

Passo 01: Dê o feedback e incentive sua equipe

Líderes bem-sucedidos entendem que os funcionários gostam de receber o feedback e o encorajamento. Mesmo que nem sempre seja um retorno positivo, isso o ajuda, a saber, se que o seu trabalho é importante e está sendo notado.

Além disso, o tipo de feedback dado por líderes de sucesso é mais do que simplesmente elogiar ou criticar: é reforçar os fatos sobre o trabalho de um indivíduo. Elogios ou críticas, entretanto, são opiniões de alguém sobre o trabalho de outra pessoa.

O líder fornece fatos e elogios quando diz a um funcionário “você terminou o projeto no prazo sem falhas. Ótimo trabalho!” Fato e elogio juntos mostram-se mais eficazes do que simplesmente dizer que a pessoa fez um “ótimo trabalho!” Quando isso é dito dessa forma se faz um elogio vago e se dá uma opinião e não embasada em fatos.

Passo 02. Escute a equipe para melhorar sua liderança corporativa

Como anda sua habilidade de ouvir as pessoas? Ouvir é uma ferramenta muito negligenciada, mas que cria um ambiente de segurança quando bem usada. É uma habilidade que pode levar algum tempo para ser dominada, porém diferencia alguns líderes dos demais. Portanto, é um dos passos que você deve seguir para melhorar sua liderança.

Passo 03. Mostre ao invés de falar

Neste passo, você precisa praticar a liderança por meio de exemplos visuais. O bom líder entende que, dizer algo a alguém pode não ser tão bem recebido quando se é mostrado.

Esta prática pode ser comprovada pela teoria. Um estudo feito por Albert Mehrabian na década de 1950 — pesquisador pioneiro da linguagem corporal — descobriu que o impacto total de uma mensagem é de cerca de 7% verbal (apenas palavras). Mas 55% é não verbal. Então, tente desenhar sempre que possível!

Passo 04. Esteja aberto a sugestões

Muitos líderes fracassam por confundir liderança com ditadura, acham que uma equipe só precisa cumprir com o que eles delegam. Mas, para ter sucesso é preciso saber contratar e criar equipes de pessoas que somam ideias. É preciso união para criar sucesso. Então, esteja aberto a sugestões.

Passo 05. Não se compare aos outros

Cada um de nós está em seu próprio caminho e temos nossa própria marca para deixar ao mundo. O líder competente entende isso. É essencial não se comparar aos outros e onde eles chegaram com suas carreiras. Também é importante fazer as coisas da maneira que você acha que elas devem ser feitas.

Apesar de precisar seguir alguns passos para ter o sucesso na liderança corporativa, cada profissional tem sua forma particular de chegar lá. Nem sempre é fácil, mas foque apenas em seus objetivos ao invés de ficar observando o gramado do vizinho.

Passo 06. Siga e mantenha sua palavra para preservar sua integridade

Honestidade e confiabilidade são duas características-chave de liderança. Se você prometer que fará determinada coisa, logo precisa fazer. Caso não possa seguir adiante, você precisa ser honesto e comunicar à sua equipe.

Passo 07. Aprenda a assumir seus erros

Um grande líder sempre assumirá que cometeu muitos erros ao longo do caminho, mas que foi a visão coletiva de as más decisões que lhe ensinou lições valiosas. Porém, acredite em suas habilidades mesmo quando falhar.

Reconhecer e aprender com os erros permite que sua atitude sirva de exemplo para os outros. Além disso, encoraje sua equipe a ver os erros não como o fim da linha, mas como o início do crescimento. Quanto mais rápido admitir seus erros e se responsabilizar por eles, mais rápido chegará a uma solução e poderá passar para a próxima tarefa.

Passo 08. Seja perseverante e tenaz

Na qualidade de líder você deve estar preparado para perseverar, mesmo que enfrente inúmeros obstáculos ao longo do caminho. A capacidade de saltá-los é uma das qualidades que diferencia um líder dos demais. Se você quiser ser um líder, mesmo diante dos desafios precisa perseverar.

Por sua vez, a tenacidade está relacionada às suas atitudes diante dos desafios que enfrenta. Ela dá a você a capacidade de se adaptar às mudanças.

Passo 09. Nunca pare de aprender

Muitas pessoas em cargos de liderança acreditam que não existe mais nada que precisem aprender. Acham que as habilidades das quais as ajudaram a conquistar sua posição, seja o suficiente para se manter nela. Mas, infelizmente, profissionais bem-sucedidos podem colocar uma empresa em desvantagem quando evitam aprimorar seus conhecimentos. Por isso, nunca parar de aprender é um dos passos para ser um líder de excelência.

Você possui dons exclusivos e habilidades para liderar — naturais e que desenvolveu ao longo de sua vida. Utilize esses pontos fortes e siga os passos dados neste post e verá que irá desenvolver uma liderança corporativa formidável.

E então? Pronto para e se tornar um líder exemplar? Assine nosso newsletter e continue recebendo conteúdos valiosos!